Ícone do site LIMEIRA NOTÍCIAS

Aprovados projetos de Título de Cidadão Limeirense para Luciana Fernandes, Rosângela Souza, Claudiomar Nascimento e Enderson Rodrigues

Em sessão ordinária nesta segunda-feira, 1° de dezembro, a Câmara aprovou quatro proposituras que concedem Título de Cidadão Limeirense, sendo eles o Projeto de Decreto Legislativo Nº 22/2025 a Luciana Cordeiro de Souza Fernandes, Projeto de Decreto Legislativo Nº 34/2025 a Claudiomar Queiroz do Nascimento,  Projeto de Decreto Legislativo Nº 40/2025 a Enderson José Rodrigues e  Projeto de Decreto Legislativo Nº 30/2025 a Rosângela Maria de Souza. As homenagens são de autoria dos vereadores Mariana Calsa (MDB), Guilherme Guido (PL), Márcio do Estacionamento (DC) e Costa Júnior (Podemos), respectivamente.

Luciana Cordeiro de Souza Fernandes

Conforme a justificativa, Luciana Fernandes é natural de Mairiporã (SP) e fixou residência em Limeira em fevereiro de 2014, estabelecendo desde então uma trajetória marcada por forte vínculo com o município. Professora Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atua na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

O texto legislativo destaca que Luciana é referência nacional em temas como sustentabilidade, recursos hídricos, direito ambiental e educação ambiental, fortalecendo a imagem de Limeira como cidade comprometida com o conhecimento, a ciência e a formação cidadã. Sua atuação reforça o papel transformador da universidade pública e sua integração com a sociedade limeirense, beneficiando estudantes, instituições e a população em geral.

A vereadora Mariana Calsa, que é a autora da homenagem à Luciana, justifica que não restam dúvidas de que o requisito de comprovação de “relevantes serviços prestados à coletividade limeirense” para a cessão do Título de Cidadã Limeirense está devidamente satisfeito.

Claudiomar Queiroz do Nascimento

Segundo a justificativa, Claudiomar Nascimento nasceu em março de 1977, na cidade de Manaus (AM), e atualmente reside em Limeira. O homenageado exerce ministério pastoral na Associação Paulista Central (Apac), onde se destaca pela “liderança inspiradora, pelo zelo espiritual e pelo compromisso em fortalecer os laços comunitários e promover a fé cristã como instrumento de transformação de vidas”. Na formação acadêmica, é bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) – Engenheiro Coelho (2020), e cursa pós-graduação em revitalização de igrejas pela Faculdade Evangélica de Curitiba (Fatev).  

Com experiência ministerial na Igreja Adventista do Sétimo Dia, incluindo atuação no UNASP e em associações regionais, o pastor Claudiomar coordenou ações sociais e evangelísticas em Limeira e região. Entre elas, realizou 16 Feiras de Saúde, apoiou clínicas de recuperação, participou da distribuição de alimentos durante a pandemia e promoveu palestras para casais, iniciativas que alcançaram milhares de pessoas ao longo dos últimos anos.

Em justificativa da homenagem, o vereador Guilherme Guido diz que o pastor Claudiomar tem como propósito de vida ser “um instrumento nas mãos de Deus para levar o evangelho até os confins da terra, refletindo em sua constante dedicação à comunidade, ao crescimento espiritual das famílias e à promoção de valores de fé, amor e solidariedade”, destacou.

Enderson José Rodrigues

De acordo com a justificativa, Enderson Rodrigues, conhecido também como DJ Japa, é natural de Cambé (PR), e mora em Limeira desde maio de 1979. Ainda jovem sonhava em trabalhar na rádio, a música o atraiu para a discotecagem em festas e clubes, tocou em casas, boates, clubes em especial o antigo E.C. Estudantes e foi em 1992 que começou a se comunicar no microfone.

Com trajetória iniciada na gestão de casas noturnas e atuação no rádio desde 2000, Enderson consolidou-se como locutor e apresentador na Estereosom FM e na Educadora AM, acumulando mais de 20 anos de experiência. Paralelamente, destacou-se no cenário esportivo como DJ e locutor em eventos nacionais e internacionais de basquete, incluindo finais do NBB, campeonatos estaduais e competições internacionais, além de criar projetos de entretenimento e programas radiofônicos de grande alcance.

O vereador Márcio do Estacionamento descreve que o homenageado contribuiu de forma expressiva ao Município. “Dj Japa teve uma atuação brilhante na área de comunicação com locução comercial, cerimonial tanto do ponto de vista cultural/entretenimento quanto no esporte para a cidade”.

Rosângela Maria de Souza

Rosângela Souza nasceu em novembro de 1968, na cidade de Belo Horizonte (MG), é servidora pública concursada no cargo de auxiliar geral desde novembro de 2001. Destacou-se pela iniciativa na conservação e organização do acervo histórico de Limeira, atuando além de suas funções e garantindo a preservação do patrimônio documental e museológico.

Ela atuou por mais de duas décadas na preservação do acervo do Museu Major José Levy Sobrinho, participando de capacitações especializadas, organizando documentos, apoiando pesquisadores e integrando conselhos ligados ao patrimônio histórico. Reconhecida pelo trabalho realizado, recebeu gratificação como encarregada do acervo técnico e, prestes a se aposentar, segue contribuindo com a manutenção da memória de Limeira.

Para o autor da homenagem, o vereador Costa Júnior, Rosângela construiu uma trajetória marcada pelo zelo, comprometimento e amor à história e ao patrimônio cultural da cidade. “Sua atuação exemplar contribuiu de forma decisiva para a preservação do acervo documental e museológico do município, garantindo às futuras gerações o acesso à memória limeirense”, relatou.

Sair da versão mobile