14 de janeiro de 2026
19:10
Por: Rose Campos
Contando com a presença de moradores do bairro, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), em parceria com a empresa Consórcio Sorocaba Ambiental (CNSA), inaugurou, na tarde desta quarta-feira (14), o Ecoponto na Rua Luiz Alberto Mitidieri com a Estrada do Barreiro, no bairro de Aparecidinha, na Zona Leste da cidade.
Trata-se da sexta unidade no município, que dispõe de ecopontos também em Brigadeiro Tobias, Vila Helena, Cajuru, Júlio de Mesquita Filho e Vila Isabel. O objetivo é proporcionar à população local esse serviço gratuito de destinação de resíduos, de forma adequada e ambientalmente correta, buscando evitar o descarte irregular desses materiais em locais públicos.
“Esta é uma iniciativa muito importante para os moradores desse bairro e desta região e temos certeza que será de grande utilidade para a população que reside nesta área”, disse o secretário da Sema, Alfeu Neto Malavazzi, que na ocasião também representou o prefeito em exercício, Fernando Martins da Costa Neto.
Sobre o Ecoponto, ele foi construído com toda a infraestrutura necessária para funcionar corretamente, em um local todo cercado, com controle de acesso, recepção, iluminação em LED.
Os moradores podem depositar, gratuitamente, no local, até um metro cúbico de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, o que equivale a, aproximadamente, cinco carrinhos de mão. As unidades contam com estruturas em que o cidadão pode depositar os resíduos, de forma organizada e devidamente separada.
Os Ecopontos são espaços cercados, com controle de acesso, recepção, iluminação em LED, paisagismo e câmeras de videomonitoramento. A unidade conta com caçambas para o descarte correto dos resíduos, além de contentores, para a coleta de recicláveis, com previsão de captação de cerca de 5 mil m³ de resíduos, por ano.
A Sema destina, diariamente, todo o material recebido no Ecoponto ao Aterro de Resíduos Inertes, onde uma cooperativa é responsável por realizar a devida triagem dos resíduos recebidos para dar o destino ambientalmente correto a cada um. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h, exceto feriados.
Além do secretário da Sema, estiveram presentes a secretária da Cidadania (Secid), Ana Cláudia Martins, a secretária da Mulher (Semul) e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Rosangela Perecini, o secretário do Gabinete Central (SGC) e ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, além do 1º vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Caio Oliveira, e dos vereadores Cristiano Passos e Rogério Marques, e, ainda, o líder comunitário do bairro, Sr. Dimas.
O público que participou da cerimônia também teve a oportunidade de participar das ações do Mercado Solidário, Quitanda Solidária e Bazar Solidário, que foram levados até o local. A iniciativa, realizada pelo do Fundo Social de Solidariedade, oferece itens básicos para o cotidiano das famílias, sem custo, que atendam às necessidades de cada família atendida.
Outras atividades também foram oferecidas no local. A Secretaria da Saúde (SES) realizou aferição de pressão e exames de glicemia, enquanto a Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) participou proporcionando os munícipes a unidade do Sine Móvel, com vagas de trabalho disponíveis.
