A Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, lança, nesta terça-feira, 27 de janeiro, um jornal digital em alusão ao Dia da Lembrança do Holocausto Judaico, rememorado oficialmente nesta data. O documento traz a cronologia do evento que matou cerca de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A publicação pode ser conferida neste link: Jornal Holocausto.
O jornal inicia o relato dos eventos com a nomeação de Adolf Hitler como chanceler alemão em 30 de janeiro de 1933, passa por eventos marcantes que narram a progressão das mortes e massacres cometidos ao longo de quase 12 anos, culminando nas libertações dos campos de concentração iniciados no dia 27 de janeiro de 1945, quando os soviéticos libertaram os sobreviventes do campo de concentração de Auschwitz, e 29 de abril do mesmo ano, quando as forças estadunidenses libertam o campo de concentração de Dachau.
No documento a Escola Legislativa destaca que a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto estão relacionados, mas representam fenômenos distintos. “A guerra foi um conflito militar de escala global, marcado por disputas territoriais, políticas e econômicas entre Estados. Já o Holocausto constituiu uma política de Estado do regime nazista, baseada em ideologia racista e antissemita, que promoveu a perseguição sistemática, a deportação e o assassinato de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejáveis”, diz o texto.
Além da cronologia dos eventos, a publicação também traz fotos do período e destaca que as imagens e relatos sensíveis relacionados ao Holocausto podem causar desconforto emocional.
Dia da Memória do Holocausto
A data foi instituída no Calendário Oficial do Município por meio da Lei Nº 7.020/2024, de autoria do vereador e presidente do Legislativo, Everton Ferreira (PSD). Segundo o parlamentar, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) 60 milhões de pessoas morreram. Entre elas, foram assassinados cerca de 6 milhões de judeus e cerca de 500 mil ciganos e a esse extermínio se deu o nome de Holocausto. No dia 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas libertaram os prisioneiros que estavam concentrados em Auschwitz, por isso a data foi escolhida para o resgate histórico.
