NOTÍCIAS

Ubatuba terá bloco de Carnaval de combate à violência doméstica – Prefeitura Municipal de Ubatuba

De acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro Brasil de 2024, os índices de violência contra a mulher no carnaval no Brasil são elevados, com 50% das brasileiras relatando já terem sofrido assédio sexual durante a festividade e 7 em cada 10 (73%) sentindo medo de passar por essa situação.

Esses índices apontam a necessidade de combater a violência e o assédio contra a mulher na iminência do Carnaval, com campanhas e medidas que possam relembrar a importância do respeito e da segurança. O aumento do consumo de álcool e as mudanças de rotina no período festivo podem contribuir com a incidência de situações de violência e/ou assédio sexual.

Diante dessa realidade, Ubatuba contará com um bloco de Carnaval com foco na conscientização e no enfrentamento à violência contra a mulher. Intitulado Bloco Elas, o movimento tem como proposta reunir mulheres e apoiadores para mobilização pública durante o período.

A iniciativa é organizada pela administração municipal com apoio de entidades e instituições que atuam na defesa e proteção das mulheres. O objetivo é ocupar as ruas como forma de manifestação coletiva, com a mensagem “Mexeu com uma, mexeu com todas”, voltada à união e à conscientização.

A ação reúne diferentes frentes de atendimento e proteção às mulheres, como polícias Civil e Militar, do Fundo Social de Solidariedade e do Instituto Todas Por Uma. Na última segunda-feira, 26, esses segmentos se reuniram na sede da prefeitura para iniciar a mobilização e organizar o movimento.

Um dos focos é o desenvolvimento de campanhas educativas e medidas de prevenção não somente no Carnaval, mas de forma contínua ao longo do ano.

A mobilização também resgata ações de conscientização já realizadas no município, como a campanha “Não é Não”, desenvolvida desde 2025. A discussão sobre o tema ganhou repercussão recente após o cancelamento de um show do MC Daniel em Ubatuba, cuja decisão ocorreu em defesa das mulheres.

A saída do Bloco Elas está prevista para a sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 22h30 com concentração a partir das 21h na Praça de Alimentação ao lado do Farol (próximo à ponte do Perequê-Açu).