A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) de Sorocaba iniciaram o fim de semana com a realização de duas operações integradas. Uma delas ocorreu no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste, para inibir “pancadões”. A outra, que contou ainda com a participação de equipe de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Sorocaba, apurou denúncias de perturbação de sossego em 15 pontos da cidade. Ambas as ações tiveram início na noite de sexta-feira (10) e avançaram pela madrugada deste sábado (11).
A ação preventiva contra no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho mobilizou duas guarnições da GCM, com quatro guardas, mais três da PM, com seis policiais. “ A iniciativa ocorreu das 22h às 3h40 e foi um sucesso. “Tínhamos informações sobre a possibilidade de ‘pancadão’, mas a presença no bairro inibiu qualquer tipo de evento clandestino, proporcionando paz e proteção aos munícipes”, destacou o secretário de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, Alexandre Caixeiro.
Quase que simultaneamente, mais precisamente das 22h16 à 1h40, a outra operação integrada fiscalizou 15 estabelecimentos, alvos de denúncias, nos bairros Santa Rosália, Nova Sorocaba, Vila Barão, Jardim Zulmira, Jardim Nova Esperança, Parque Manchester, Central Parque, Jardim Faculdade e Vila Hortência. Durante o ato de fiscalização, em três pontos não foram constatadas irregularidades e outros cinco estavam fechados. Dois não foram localizados, a partir das denúncias, e houve, ainda, uma notificação por obstrução de calçada, cinco por som alto e uma autuação, por esse mesmo motivo.
A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba destaca que a população tem papel fundamental nessas operações e que pode colaborar, acionando o fone 153, da GCM, ou o 190, da PM, para fornecer informações que colaborem no trabalho das autoridades.