A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) foi reconhecida no prêmio anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que avalia iniciativas de sucesso de gestão para resultados no desenvolvimento. O projeto de reestruturação da OGE/MG, com foco em ações de governança e gestão pública, coordenado pelo próprio órgão, ficou entre as três melhores iniciativas no eixo “Acompanhamento e Avalição”, concorrendo com ações das esferas municipal e estadual de países da América Latina e do Caribe.
O projeto de reestruturação da Ouvidoria-Geral do Estado, implementado a partir do ano de 2019, na gestão do governador Romeu Zema, transformou a OGE/MG em um “modelo de inteligência”, adaptando a estrutura e a cultura organizacionais para oferecer qualidade de atendimento ao cidadão e apoio ao aperfeiçoamento governamental.
“O reconhecimento internacional do modelo de inteligência implantando na Ouvidoria-Geral do Estado aponta que estamos nos consolidando como um locus de governança relevante. A reestruturação da OGE/MG facilitou o exercício do controle social e efetivou seu papel como instrumento de gestão dentro do Governo de Minas Gerais”, destacou a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud.
Sobre a premiação
O prêmio do BID é organizado pela Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e do Caribe em Gestão para Resultados do Desenvolvimento (CoPLAC-MpDR).
A rede reúne mais de 5 mil profissionais e especialistas de diversos países com o objetivo de compartilhar conhecimento, experiência e boas práticas nas áreas de planejamento estratégico; orçamento para resultados; gestão financeira; auditoria e sistemas de aquisição; gestão de programas e projetos; e monitoramento e sistemas de avaliação.