Por: Mariana Campos
A Associação Criança Feliz de Sorocaba (ACF) e a Natação ACD SEAS/Sesi/Sequav, que representam a cidade em campeonatos oficiais, vão participar da Final dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp), que acontece neste fim de semana (16 e 17) e na próxima segunda-feira (18), no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).
Iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o Paresp tem como objetivo favorecer o desenvolvimento da prática esportiva adaptada nos municípios paulistas, por meio da inclusão social e esportiva das pessoas com deficiência. A Final Estadual reunirá atletas das oito regiões esportivas do Estado de São Paulo.
Os esportistas de Sorocaba garantiram a classificação com o ótimo resultado obtido na etapa dos Jogos Paralímpicos, que ocorreu no mês de outubro. A ACFS conquistou 57 medalhas na modalidade de Atletismo Paralímpico, sendo 47 de ouro, nove de prata e uma de bronze. Já, a Natação ACD SEAS/Sesi/Sequav teve 20 medalhas, sendo 16 de ouro (uma no revezamento 4×100) e quatro de prata.
A Natação ACD SEAS/Sesi/Sequav competirá com os seguintes atletas: Mayra Ferreira, Kevylin Vitória, Vera Lúcia de Souza, Thamyris Calderan, Jourdan Rene Lutkus, Everton Pires, Jose Rivaldo, Gilson Monteiro, Michael Alves e Frederico Huggler.
A Sociedade Esportiva Aquática de Sorocaba (SEAS) conta com recursos e o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), além de parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi). Mais informações sobre a SEAS podem ser obtidas no site: http://www.seas.org.br/, pelo telefone: (11) 97033-9162 ou pelo e-mail: seasacd@gmail.com.
Já o Atletismo contará com a participação dos atletas: Ana Cláudia, Gisele Soares, Hetieli Alvarenga, Iasmim Nascimento, Priscila, Emilly Isidoro, Yeda Carvalho, Kevylin Azevedo, Beatriz Sarayva, Eunice Pires, Adilson Patrício, Renato Gomes, Gilberto Dias, Giovane Lira, Matheus Augusto, Andre Gomes, Rodrigo Ribeiro, Fabio Paiffer, Lucas Alessandro e Marcos Silva.
O projeto, desenvolvido pela ACF, é realizado no Centro Esportivo da Vila Gabriel, com o objetivo de buscar a inclusão social, por meio do esporte paralímpico, de crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, além de pessoas acima dos 18 anos com deficiência física, intelectual ou visual, em diversas modalidades. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3224-4860 ou pelo WhatsApp (15) 99828-1511.