A campanha Janeiro Branco de 2026 destaca uma crise de saúde mental no trabalho no Brasil, com 472.328 afastamentos por transtornos mentais em 2024, representando um aumento de 134% no biênio 2022-2024. Uma pesquisa do Wellhub (antigo Gympass), divulgada em outubro de 2025, apontou que cerca de 86% dos trabalhadores relataram sintomas de burnout em 2025, evidenciando a urgência de ações preventivas.
Diante desse cenário, a Unidade de Reabilitação de Ubatuba (Unir) realizou, na última quinta-feira, 22, uma roda de conversa especial sobre saúde mental, dedicada exclusivamente aos colaboradores da instituição.
A atividade foi conduzida de forma voluntária pela psicóloga Kelly Cristina Campos, que promoveu uma roda de conversa voltada à escuta e à reflexão sobre o cuidado emocional no ambiente de trabalho. Durante o encontro, a profissional abordou o conceito de saúde mental e enfatizou a importância de olhar para o bem-estar emocional de forma integral, destacando que o tema vai além da ausência de doenças, envolvendo o equilíbrio emocional, psicológico e social e conscientizando os presentes de que os aspectos pessoais influenciam diretamente na qualidade de vida deles.
Ao longo da conversa, ainda foram compartilhadas experiências relacionadas ao trabalho desenvolvido na UNIR, abordando as demandas profissionais e os impactos que essas exigências podem gerar na vida pessoal. Além disso, foram discutidas as motivações que a levaram à escolha desse campo de atuação, reforçando a importância de conciliar o exercício profissional com o cuidado humano, a empatia e a atenção às próprias emoções.
A coordenadora da UNIR, Leovigilda César, avaliou positivamente a iniciativa.
“Cuidar do ambiente de trabalho é um dos pilares para a questão da saúde mental. Momentos como esse fortalecem vínculos, promovem reflexão e valorizam as boas práticas que se traduzem no cuidado do paciente”, concluiu Leovigilda.
