Dados consolidados do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e de corporações como o CBMERJ indicam que, em temporadas de grande movimento, como a do ano passado, o tempo médio para o reencontro de crianças perdidas na praia varia entre 15 e 40 minutos.
Diante desta realizade, a Secretaria da Juventude de Ubatuba realiza, na próxima quinta-feira, 12,
2ª edição do projeto “Criança Segura” na Praia Grande, das 10h ao meio-dia. A iniciativa da pasta vai dividir o efetivo em três equipes e promover a conscientização e prevenção voltada à segurança de crianças que frequentam a orla durante a temporada.
“A escolha da Praia Grande se dá por um dado relevante: é a praia com o maior índice de crianças que se perdem no município, o que reforça a importância de ações preventivas e educativas como esta”, frisou o secretário da Juventude, João Batista.
Durante a ação, as equipes da Secretaria da Juventude farão a entrega gratuita de pulseiras de identificação, personalizadas com o logo da Prefeitura.
Nessas pulseiras são anotadas informações essenciais como nome do responsável e telefone de contato do responsável. Em caso de a criança se perder, a identificação permite que qualquer agente público, guarda-vidas ou cidadão consiga localizá-lo rapidamente , agilizando o reencontro e evitando situações de risco.
“Além da distribuição das pulseiras, a ação também tem caráter educativo, com orientações simples e diretas aos responsáveis sobre cuidados básicos, pontos de referência na praia e a importância da identificação”, complementou o secretário.
