26 de agosto de 2025
17:57
Por: Marcelo Andrade (PTS), Rose Campos
A Hubiz, incubadora do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) credenciada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), já recebeu, em pouco menos de um mês, um total de 69 inscrições de startups interessadas em participar de seu programa de incubação para não residentes. Desse total, 13 são de fora de São Paulo, com origem nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Outras 17 são de Sorocaba, seis de cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e 33 de outras cidades paulistas.
Em parceria com o Sebrae for Startups e a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o programa oferece trilhas de desenvolvimento personalizadas para cada estágio (da ideação à escala), mentorias, consultorias e acesso ao ecossistema de inovação.
“O resultado foi surpreendente e positivo, pois tivemos um número expressivo de inscritos. O nome do Parque Tecnológico de Sorocaba ultrapassa as barreiras regionais e se projeta Brasil afora. Isso mostra que temos a confiança e o respeito das startups, além da intenção de participar do nosso ecossistema”, ressalta o presidente do PTS, Nelson Cancellara.
O presidente do PTS destaca ainda que o processo de onboarding (por agendamento) vai mapear o estágio de cada startup participante, traçar um plano de ação e indicar os melhores caminhos para o desenvolvimento. “É realizado um diagnóstico inicial de maturidade, que mapeia os principais pontos de melhorias para criarmos um plano de ação estruturado para o desenvolvimento das startups”, disse.
Já o consultor da Hubiz, Diego Pucci, explica que no programa de incubação da Hubiz, a startup participante tem acesso a uma jornada estratégica dividida em trilhas de desenvolvimento que se adaptam ao momento atual da startup. São elas: Ideação – Para quem está começando e quer transformar uma ideia em uma startup viável; Validação – Para startups em operação que precisam testar e validar seu modelo de negócio; Tração – Para negócios que já estão faturando e querem estruturar seus processos e crescer; Escala – Para startups em fase de crescimento acelerado e que buscam conexões de alto impacto.
Além disso, contam com conteúdos e desafios alinhados ao estágio da própria startup e terão acesso ao ambiente inovador do Parque Tecnológico de Sorocaba e seus parceiros, onde poderão participar de eventos e trocar experiências entre si.
Fundador da startup InTEC Educação Científica, Marcelo Correia, é um dos participantes da Hubiz e destaca a importância do programa no processo de maturidade de sua empresa. “Eu conheci a Hubiz com um grupo que elaborou um projeto de startups na faculdade. Após três mentorias, já posso dizer que foi o suficiente para que eu tenha a noção do que é uma ideia e de como implantá-la dentro do que o mercado pede”, disse Marcelo. “As mentorias e todo o acompanhamento me fizeram entender como fazer para que meu projeto sair do papel e se tornar algo concreto. O trabalho da Hubiz e seus parceiros é algo incrível, e eu, como fundador da InTEC Educação Científica, não poderia estar mais satisfeito ao saber que fiz a escolha certa.”
As inscrições para participar seguem até o dia 15 de outubro, no entanto, quanto antes a startup entrar, mais tempo terá para aproveitar os benefícios da incubação. Inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo link: https://programas.sebraestartups.com.br/in/hubiz2025.