O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) ganhou, nesta quinta-feira (25/4), um ponto de vacinação contra a gripe. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde tem a parceria da RIOgaleão e visa estimular a imunização entre os cariocas levando a vacina para locais de grande circulação de pessoas. No município do Rio, toda a população a partir dos seis meses de idade pode se vacinar contra a gripe.
– A preocupação com a gripe é grande com a chegada do inverno. E é uma doença prevenível, por isso estamos convocando todos os cariocas para se vacinarem, para termos uma cobertura vacinal boa, como a do ano passado. Todos a partir de seis meses de idade já podem se vacinar, então levem seus filhos, os idosos, se vacinem. São 238 unidades de saúde e diversos pontos extras espalhados pela cidade para facilitar a vacinação – destacou o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.
Amanda Emiliano, digital influencer de 23 anos, desembarcou no Galeão na manhã desta quinta-feira vindo de São Paulo para uma entrevista e fez uma parada antes de seguir viagem.
– Eu cheguei e vi os profissionais da saúde na área do desembarque. E o Zé Gotinha, todo fofo, estava convidando os passageiros para se vacinarem no posto. Achei importante vir e atualizar minha caderneta. Saúde é importante!.
O ponto de vacinação vai funcionar das 8h às 16h, de segunda-feira a sábado, até o dia 2 de maio, na área de desembarque A do Terminal 2. O objetivo da ação é aumentar a cobertura vacinal contra a influenza, fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza.
Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem tomar a vacina da gripe no município do Rio. A vacina contra a gripe segue disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária do município, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial; e também em alguns pontos de vacinação itinerantes disponibilizados em áreas estratégicas da cidade.
Transportes integrados com a imunização
A Secretaria Municipal de Saúde fez parcerias com as gestoras dos principais meios de transporte, para levar a vacina para onde passam os cariocas, facilitando assim o acesso à imunização. Além da Central do Brasil, há também pontos de vacinação em estações do metrô de Botafogo, Triagem, Cantagalo e Colégio, até esta quinta, em parceria com a MetrôRio; no Terminal Intermodal Gentileza, em São Cristóvão, até sexta-feira (26/4); no Aeroporto Santos Dumont; e, também nesta sexta-feira, na Rodoviária do Rio.
Categoria: